Não use filtro solar, faça listas.

Bom dia, boa tarde e boa noite!

Pedro Bial, em seu vídeo muito chato famoso, aconselha todos a usarem filtro solar. Aparentemente, muitas pessoas (entre elas a Sundown e o Ministério da Saúde) gostaram e concordaram que este poderia ser um dos melhores conselhos que você poderia dar para alguém… Mas como a minha “veia poética” não é das melhores, gosto de conselhos que tragam resultados na vida das pessoas.

E se tem um conselho que eu vou dar para o meu (minha) filho (a) é: faça listas. Repetindo: faça listas. E me refiro aqui às listas de atividades que devemos/pretendemos fazer. Uma lista de atividades que devem ser feitas pode parecer algo banal, mas é capaz de produzir resultados extraordinários (uau! =D).

The questionnaire

Sua lista não precisa ser detalhada como: “1- Acordar; 2- Tomar Café; Escovar os dentes”, mas também não pode ser geral como “1-Estudar; 2- Estudar mais um pouco”. Ela deve ser diária e com folgas para imprevistos. Mas ok, isso todo mundo fala, não é? O que eu quero é falar das vantagens de utilizarmos listas para nos organizar. Vamos lá:

  1. Redução da Ansiedade: listas reduzem ansiedade porque elas permitem que você visualize as atividades que você tem para fazer. Mas só isso? Não só. Costumamos nos sentir ansiosos quando esperamos que vamos “levar uma pancada” de algum lugar. E quando costumamos nos sentir assim? Quando não sabemos tudo o que temos que fazer e quais resultados são esperados. Faça sua lista, visualize os resultados que você deve atingir e de onde você pode levar pancada e sentirá a tal da ansiedade reduzindo. ;)
  2. Autocontrole: quando não nos programamos, acabamos reféns do dia a dia e o ambiente acaba controlando o nosso comportamento. Quando temos uma lista com os itens e resultados a serem obtidos, aumentamos a chance de controlar nosso comportamento, pois sabemos quais são as atividades mais importantes e que devemos realmente fazer.
  3. Eficiência: este benefício tem relação com o anterior. Quando temos uma lista de obrigações, diminuímos o tempo viajando pelo Facebook, Twitter, ego.com, Capricho, etc.. Ou seja, você vai produzir mais em menos tempo e pode até ter mais tempo para fazer coisas que tem vontade.
  4. Sensação de “dever cumprido”: é cada vez mais comum que as pessoas passem o dia fazendo 1000 coisas e cheguem ao fim do dia com a sensação de que não fizeram nada. E esta sensação vai durar por muito tempo, caso você não mude a forma como se organiza. Como você não sabe o que deveria fazer, você vai chegar ao fim do dia sem saber se fez o que deveria. Ter uma lista e poder riscar uma atividade (sensação boa!) te permite visualizar sua produtividade e ter aquela sensação de “dever cumprido” a cada atividade riscada.
  5. Identificar pontos a serem melhorados: ao ter uma lista e perceber que uma atividade está sendo levada de um dia para o outro, ou que algumas atividades sempre apresentam problemas, você terá maior capacidade de identificar quais pontos precisa melhorar ou quais atividades você “não gosta” de fazer.
  6. Caminho para alcançar resultados de longo prazo: grandes resultados são consequência de uma série de pequenos comportamentos, que juntos produzem algo que chamamos de GRANDES RESULTADOS. O problema é que organizar estes pequenos comportamentos é difícil e fazer listas é o caminho certo para alcançarmos os resultados de longo prazo.

Portanto, não use filtro solar. Quer dizer, use. Mas para a sua produtividade, mais importante do que usar o filtro solar: faça listas!