psico

Você sabe o que é e para o que serve a psicoterapia? Já até pensou em procurar um psicólogo, ficou com medo e acabou desistindo? Pois saiba que isto é normal e quase todo mundo com quem eu converso várias dúvidas e imagens distorcidas sobre a psicoterapia.

Pensando nisso, resolvi responder as 7 dúvidas mais frequentes. Vamos lá:

  1. O que é a psicoterapia? A psicoterapia é um processo de autoconhecimento em que o psicólogo auxilia o desenvolvimento do seu cliente. Para isso ele se utiliza de perguntas, técnicas e análises que buscam fazer com que o próprio cliente se conheça e possa, a partir disso, agir de formas diferentes.

  2. Quem precisa de psicoterapia? Todos passamos por momentos de sofrimento e, na maioria das vezes, conseguimos lidar com este sofrimento e voltarmos ao nosso estado de bem-estar psicológico. Entretanto, quando alguém estiver sofrendo há algum tempo e não estiver conseguindo reduzir este sofrimento por conta própria, pode estar precisando de psicoterapia justamente para encontrar formas de se desenvolver e lidar com as situações que estão lhe causando sofrimento. Se você não está encontrando, sozinho (a), formas de lidar com o sofrimento ou dificuldade que está enfrentando, talvez seja a hora de tentar procurar um psicólogo.

  3. Quantas vezes por mês eu preciso ir? Normalmente as pessoas fazem 1 (uma) sessão por semana, com duração de 50 minutos por sessão. Estas sessões podem ocorrer com maior ou menor frequência, dependendo de cada caso.

  4. Eu preciso ficar vários anos fazendo psicoterapia? Não, não precisa. O que poucas pessoas percebem é que a duração da psicoterapia é definida pelo cliente: caso ele não esteja mais gostando da psicoterapia é só abandoná-la. Ninguém assina um contrato ou tem obrigação de permanecer em terapia. Fora isso, cada cliente possui um problema e um histórico diferente, não sendo possível definir o tempo exato que cada cliente ficará em terapia. Em meu trabalho o tempo ideal de terapia é o seguinte: enquanto a parceria entre psicólogo e cliente estiver gerando resultados satisfatórios para as duas partes.

  5. É verdade que o cliente tem que deitar em um divã quando consulta um psicólogo? Não, ninguém tem que deitar em um divã. Eu, por exemplo, nunca vi necessidade de utilizar tal técnica em meus atendimentos. O divã é uma técnica que pode ser utilizada ou não, dependendo da relevância do uso desta técnica para o cliente. Em psicoterapia é o psicólogo que se adapta as necessidades do cliente e não o contrário.

  6. Psicoterapia é coisa de fresco (a)? Se em nossa sociedade sofrer é considerado “coisa de pessoa fresca”, imagine falar sobre este sofrimento! Como poucas pessoas testam a experiência de ir em um psicólogo, poucos sabem o que realmente acontece em uma sessão de psicoterapia e a maioria cria um enorme preconceito, acreditando que nestas sessões as pessoas ficam reclamando sobre a vida. Então NÃO, psicoterapia não é coisa de fresco. É para toda pessoa que deseja se desenvolver para saber lidar com o sofrimento, buscar o bem-estar e levar uma vida mais feliz.

  7. Posso ter um acompanhamento psicológico online? Sim. A orientação psicológica online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Preparei um site apenas para esta modalidade. Clique aqui e saiba mais sobre este tipo de serviço.

 

Caso tenha interesse, deixe seu contato através do formulário abaixo para que possamos agendar uma consulta:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem