[NOVIDADE NO ES!] Treino em Habilidades DBT

Olá, tudo bem?

O Treino de Habilidades DBT, é um programa estruturado de encontros semanais que tem por objetivo ensinar habilidades para que pessoas com algum nível de desregulação emocional aprendam como lidar com suas emoções, se tornando mais efetivos na resolução dos seus problemas e, principalmente, construindo uma vida que valha a pena ser vivida!

Dada a importância dessas habilidades para a vida das pessoas é que nós, Diego Souza e Luciana Messa, iniciaremos a 1ª turma do “Treino de Habilidades DBT”.

Treino em Habilidades

Quem pode se beneficiar desse treinamento?

O treino em habilidades tem demonstrado ser eficiente tanto para populações com alguns diagnósticos psiquiátricos tanto para populações chamadas “não-clínicas”, ou seja, sem diagnóstico específico. O nosso grupo terá foco em casos que apresentam algum grau de desregulação emocional e que buscam um complemento ao tratamento convencional com terapia e medicamentos.

Quais são essas habilidades?

No treino em habilidades DBT ensinamos 4 grupos de habilidades: 1. Mindfulness; 2. Efetividade Interpessoal; 3. Regulação Emocional; 4. Tolerância ao mal-estar.

O que são habilidades mindfulness?

São comportamentos específicos que têm por objetivo aumentar a capacidade das pessoas de estarem intencionalmente no momento presente. Ao treinar habilidades mindfulness aumentamos a chance de controle de impulsos, aprendemos a lidar melhor com a sensação de vazio, a julgar menos e/ou não se deixar levar por esses julgamentos e a sermos mais efetivos.

O que são habilidades de efetividade interpessoal?

São habilidades que nos permitem ser mais efetivos em nossos relacionamentos. Aqui aprendemos a fazer pedidos, dizer não a pedidos indesejados, equilibrar entre as nossas demandas e das pessoas com as quais convivemos e a buscar o que desejamos de forma a preservar as relações que nos são importantes.

O que são habilidades de regulação emocional?

São habilidades que nos permitem entender as nossas emoções e o que elas fazem com a gente, além de decidir qual estratégia colocar em ação para reduzir nossa vulnerabilidade à algumas emoções, decidir como agir e também como acumular emoções positivas.

O que são habilidades de tolerância ao mal-estar?

Algumas vezes só o que precisamos é tolerar uma situação extrema de forma a não gerar mais problemas para a nossa vida. Ao aprendermos essas habilidades, aprendemos como passar por crises emocionais sem piorar a situação, formas de não reagir aos impulsos que trazem mais dor à nossa vida.

Como esse treino em grupo funciona? É tipo uma terapia em grupo?

O treino em habilidades não é terapia em grupo. O treino ocorre no formato de aula, em que temos momentos de ensino e prática das habilidades mencionadas. Os encontros têm duração de 2 horas e meia e durante a semana os participantes podem contar com a assessoria dos responsáveis pelo treinamento.

Quem pode se beneficiar desse treinamento?

Esse treino em habilidades tem se mostrado importante para pessoas que tenham dificuldade na regulação das suas emoções, tais como: transtorno de personalidade borderline, transtornos alimentares e pessoas que têm dificuldade em regular as próprias emoções, como dificuldade com impulsos. Seja para controlar os impulsos ou para criar emoções positivas.

Observação importante: é preciso estar em terapia individual (não é necessário que seja com nenhum dos responsáveis pelo treinamento) e não é possível realizar inscrições em módulos avulsos pois o conteúdo é interconectado.

Informações sobre o treino de habilidades:

Vagas extremamente limitadas: apenas 6 vagas.

Data de início: 04/10/2019 (sexta-feira), às 9h da manhã.

Dia e hora dos encontros: sextas, 09:00 às 11:30.

Quantidade de encontros: 25 encontros (1 de avaliação e 24 encontros de treino).

Local: Vila Velha/ES.

Valor: R$2.500 (desconto de 20% no pagamento à vista). Verifique condições de pagamento através do contato com um dos organizadores.

Programação por módulo:

Módulo Regulação Emocional (com 2 encontros de Mindfulness e 7 encontros de Regulação Emocional);

Módulo de Tolerância ao Mal-estar (com 2 encontros de Mindfulness e 6 encontros de Tolerância ao Mal-Estar);

Módulo de Efetividade Interpessoal – (com 2 encontros de Mindfulness e 5 encontros de Efetividade Interpessoal).

As inscrições já estão abertas e você pode obter mais informações e/ou garantir a sua vaga através de algum dos links a seguir:

http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5527998179281 – Falar com Diego

http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5527981231098 – Falar com Luciana

 

Sobre os responsáveis pelo treino em habilidades

Diego Fernandes Souza – é psicólogo (CRP 16/2801) e mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui formação complementar em Terapias por Contingências de Reforçamento. Com atuação focada na área clínica, vem se atualizando cada vez mais no estudo de terapias comportamentais que auxiliam pessoas com alta desregulação emocional a viverem vidas que valem a pena ser vividas.

Luciana Chequer Saraiva Messa – Doutora em Psicologia pela Ufes (2012). Graduada em Psicologia pela UNIVALE (2008). Atua como Psicóloga Clínica Comportamental desde 2009 especialmente na prevenção e tratamento dos transtornos psicológicos e de comportamento com adolescentes e adultos.