“Nesse ano eu vou….” : Como definir metas/objetivos

Bom dia, boa tarde e boa noite! Se você não leu o 1º texto dessa série, sugiro que dê uma lida antes de continuar. É só clicar aqui!

Mas vamos lá… Pode ser que você tenha definido alguma meta de início de ano. Maaaaas será que você definiu bem as suas metas ?

A maior parte das pessoas costuma estabelecer metas de forma ampla, como “Ficar mais saudável”, “Ganhar mais dinheiro!”, “Beber menos!”, “Ser mais organizado”, “Estudar mais”… E por aí vai. Acontece que depois de certo tempo a pessoa inventa um monte de desculpa “esquece” o que prometeu e só lembra no dia 31/12.

promessas_de_ano_novo

Vou mostrar para vocês como definir um objetivo e para isso vou utilizar o exemplo de quem promete caminhar/correr, enfim, fazer uma atividade física.

Problemas iniciais: em qual período do dia? Quantas vezes por semana? Por quanto tempo? Como você vai saber que atingiu seu objetivo?

Um fator importante da definição aí em cima é o seguinte: você precisa definir uma parte bem específica do seu dia, preferencialmente uma parte que você não possa usar desculpas para não fazer o que se propôs “porque tinha outras coisas pra fazer”.

Então vamos lá! Lápis/Caneta e papel na mão (sério!) ou Word aberto. A primeira parte a decidir é o período do dia em que você vai fazer isso. Manhã? Tarde? Noite? Em qual horário? E depois você precisa definir quantas vezes por semana: 1, 2, 3, 7 vezes por semana?

Mas você vai correr/caminhar durante quanto tempo? 30, 60, 90 minutos? E quando você acredita que vai conseguir atingir este objetivo? Quando você vai poder falar “Atingi meu objetivo!“.

Um exemplo de objetivo bem definido seria “Este ano eu vou caminhar durante 60 minutos, 3 vezes por semana, entre 19:00 e 20:00. Preferencialmente nas segundas, quartas e sextas. Espero estar fazendo isto até o dia 15/03/2015“.

Mas se você fizer isto durante 1 semana, pode falar que atingiu o seu objetivo? Bem, isso pode variar, mas quando estabelecemos metas a curto/médio-prazo é porque isto vai se alongar durante algumas semanas/meses e até mesmo para a vida (as melhores mudanças são aquelas que você resolve fazer para o resto da vida).

Mas quando falamos em atividade física, consideramos que a pessoa atingiu a fase de “manutenção” depois de 6 meses praticando esta atividade física. Mas se você está em busca de algo menor, utilize o seu critério.

De forma resumida:

  1. Seu objetivo precisa ser claro e ter uma forma de verificar (o que você estará fazendo que vai ser fácil de observar?).
  2. Defina um horário específico do dia/semana para realizar sua meta.
  3. Coloque uma data para poder conferir se você atingiu.

Tudo muito bonito e fácil, não é? Não, não é fácil. No próximo texto eu vou mostrar formas de fazer com que isso realmente aconteça, porque preparar um plano é uma coisa, cumpri-lo é outra.