ÉTICA PARA ANALISTAS DO COMPORTAMENTO: TEORIA E PRÁTICA

Olá! Bom dia, boa tarde e boa noite!

Você provavelmente já ouviu falar de algo que tem se difundido demais por aí: ABA. Não, não estou falando da banda (que tem dois “b’s” = ABBA) e sim Análise Comportamental Aplicada que no Brasil ficou conhecida como Terapia ABA.

Por aqui ouvimos falar muito sobre ABA e Autismo, sendo reconhecido como o tratamento com um grande número de evidências no tratamento do TEA (transtorno do espectro autista). E parece que é aí que começamos a ter que tomar cuidado: quando alguma forma de tratamento passa a ser reconhecida como um tratamento que funciona não demora muito para que isso atraia os olhares de muitos profissionais das mais diversas áreas.

E é isso o que temos visto: profissionais dos mais diversos campos tentando entender e trabalhar com ABA. O risco surge porque a Análise Comportamental Aplicada pressupõe que aquele que a utiliza conheça a fundo a “Análise do Comportamento” e também se enxergue como um analista do comportamento.

Por consequência, espera-se que essa pessoa também reconheça que a sua prática profissional seja regida pelos princípios éticos dos Analistas do Comportamento o que envolve conhecer o código de ética, saber das habilidades para essa conduta ética para que assim saiba quando está atuando de modo ético e efetivo e até mesmo se está cometendo alguma violação ética. Vale lembrar que a Análise Comportamental Aplicada está na base das terapias comportamentais e se você se enxerga como um Psicólogo Comportamental também precisa aprender sobre a “Código de Ética e Conduta Profissional do Analista do Comportamento”.

 Minha dúvida é bem simples: você conhece esse código? Você sabe avaliar se a sua conduta tem respeitado esses princípios? Diante de decisões difíceis e que exigem uma solução de problemas você sabe como fazê-lo de forma a não cometer uma violação ética? Você tem as habilidades para uma conduta ética e responsável?

E para falar e nos ensinar sobre um tema tão importante, delicado e complexo, nada melhor do que a minha eterna mentora Mylena Pinto Lima. Minha eterna mentora porque a conheci quando estava no 2º período (lá em 2006, se não me engano) e ela me deu aula sobre uma tal de Análise Experimental do Comportamento. Aquele “trem” não desceu bem de início, mas ao final do 2º período eu já me identificava como um Analista do Comportamento e passei a encher a paciência dela para aprender sempre mais sobre o tema (ela ainda caiu na besteira de me emprestar um livro pouco antes de ir para o Canadá que está comigo até hoje… talvez agora tenha que devolvê-lo).

De lá pra cá ela realizou pesquisas, foi para o Canadá passar uma década atuando como BCBA, se aprimorou ainda mais e voltou para o Brasil para fundar em Linhares a “Casulo Comportamento e Saúde”. Ufa! Muita coisa, não?

E é justamente essa profissional incrível que nos falará sobre “Ética para Analistas do Comportamento”. Se liga nos temas que serão abordados!

• Breve história da Ética na Análise do Comportamento 
• O que é o código de ética e conduta profissional para Analistas do Comportamento?
• Habilidades para a conduta ética e responsável do analista do Comportamento 
• Ética e profissionalismo
• Ética para analista do Comportamento atuando na saúde mental
• Atuando de modo ético e efetivo no sistema educacional
• Prática com cenários: violação ética e resolução de problemas

[LOCAL]

Espaço Vitória. https://goo.gl/maps/z2fZFZAWJFdRuEZh6

[DATA E HORÁRIO]

30/11/19, 08:00 às 17:00. Intervalo de almolo: 12:00 às 13:00.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS.

VAGAS LIMITADAS

[INSCRIÇÕES]

https://www.sympla.com.br/etica-para-analistas-do-comportamento-teoria-e-pratica__689853

[CURRÍCULO DA PALESTRANTE]

Mylena Pinto Lima é Psicóloga, Board Certified Behavior Analyst Doutoral Designation (BCBA-D), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou por 10 anos no ensino superior em universidades brasileiras como professora e pesquisadora, e por 10 anos no Canadá – trabalhou por 7 anos no St. Amant ABA Program (atualmente St.Amant Autism Services) e por 3 anos no Marymound – como Analista do Comportamento nas áreas de desenvolvimento e saúde mental de crianças e adolescentes. Atualmente, é Diretora Clínica da Casulo Comportamento e Saúde.

Foto Mylena

[RESERVA DE VAGAS]

Este evento terá vagas reservadas para pessoas que tenham renda menor do que 1,5 salário mínimo (até R$1431). O sorteio será realizado no dia 14/09/2019 e o resultado será informado via e-mail.

Caso você se enquadre neste perfil, acesse o link e faça o seu cadastro:   https://forms.gle/NHYiXQcGnEoZVXBG6.

[POLÍTICA DE CANCELAMENTO]

Cancelamentos que ocorram até 15 dias antes do dia do evento terão 80% do valor devolvido . Cancelamentos após esta data não terão direito à reembolso em virtude de reserva de vaga e gastos já realizados de caráter irreversível.