Curso “Intervenção Clínica com Pacientes em Risco de Suicídio”

Olá, tudo bem? Meu nome é Diego Souza e sou psicólogo aqui em Vila Velha e Vitória. Há alguns anos estou trabalhando na área clínica e parece que quanto mais o tempo passa, mais casos desafiadores vão aparecendo. E casos envolvendo risco de suicídio são alguns deles.

Há cerca de 2 anos atrás tive a minha primeira experiência com uma pessoa que chegou em meu consultório e disse “Estou pensando  muito em suicídio e a vontade tem sido cada vez maior“. Tentei agir com a maior naturalidade possível, mas ali, naquele exato momento descobri uma coisa: não estava preparado para lidar com aquela demanda. Não naquele exato momento.

Percebi que durante a minha graduação não falamos quase nada sobre isso. Não aprendi nada. Não fui preparado para lidar com uma demanda que envolvia: não quero mais viver. Aprendi a lidar com pessoas que queriam viver, apesar do sofrimento!

Fiz a sessão, me assegurei de alguns riscos, contato de emergência e etc. (acabei fazendo algumas coisas certas sem nem saber que eram certas). Mas ao sair da sessão a primeira coisa que eu fiz foi enviar uma mensagem para o meu amigo Tiago Zortea, que estava estudando bastante sobre suicídio. E foi com ele que tive acesso à uma nova perspectiva no atendimento de pessoas em risco de suicídio.

E nesses últimos 2 anos, vira e mexe trocamos algumas mensagens, ele me indica material de leitura, ás vezes uma mensagem com uma curiosidade se transforma em uma conversa de horas e finalmente não serei o único presenteado com o conhecimento dele via conversas de WhatsApp. Isso porque vamos promover um curso dele aqui no estado e você está mais do que convidada(o).

Curso Tiago

Seguem as informações:

Público alvo: Profissionais/Estudantes de Psicologia, Psiquiatria e Psicoterapia.

Data: Sábado, 13 de Janeiro de 2018.

Horário: 09:00 – 16:30

Descrição: Este curso visa explorar aspectos teóricos e aplicados do trabalho clínico com pacientes em risco de suicídio a partir dos achados de pesquisas internacionais mais recentes em suicidologia.

Investimento: R$ 150

Inscrições:
Para se inscrever basta enviar um e-mail para [email protected] que confirmarei a disponibilidade de vagas e passarei os dados para pagamento.

Diego F. Souza | 27 99817 9281 |

Certificado: o certificado de 6 horas será enviado por e-mail na semana seguinte ao evento.

Local: Espaço Vitória. Fica na Leitão da Silva, em frente ao CIAS. Caso queira você consegue localizar no Google Maps: https://goo.gl/maps/yob8h22rvLn.

Programação

8:30 – 9:00: Entrega de Material (bloco de anotações e caneta).

9:00 – 12:00: Parte 1.

12:00 – 13:30: Almoço.

13:30 – 16:30: Parte 2.

16:30: Coffe break de encerramento e Networking.

—-

foto Tiago

Tiago Zortea possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Psicologia pela mesma instituição na área de Evolução e Etologia Humana, formação em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR) e atuou em consultório particular no trabalho com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente é pesquisador de PhD na University of Glasgow (Escócia, Reino Unido), membro do Suici dal Behaviour Research Laboratory, onde pesquisa sobre comportamento suicida e práticas parentais. É mem bro da British Psychological Society, revisor do periódico Archives of Suicide Research (International Academy of Suicide Research) e faz parte da liderança da International Network of Early Career Researchers in Suicide and Self-harm. Em Novembro de 2017, recebeu o prêmio Jean Thomson Memorial Award 2016-2017 da Universidade de Glasgow pela criação e organização do Suicide & Self-harm Early Career Researchers’ Forum, único congresso internacional exclusivamente voltado para jovens investigadores em suicídio e autolesão.

Trabalha com os seguintes temas/áreas: Suicídio, comportamento suicida, autolesão, prevenção ao suicídio, práticas parentais, apego e investimento parental.

Twitter:

https://twitter.com/zortea_tiago

Facebook: Tiago Zortea – Suicidologia:

https://www.facebook.com/TiagoZorteaSuicidologia/