COMUNICADO – I Intercâmbio de Psicoterapias do Espírito Santo

Olá a todos e todas!

Antes de mais nada, gostaria de dizer que estou muito, muito feliz por saber a repercussão boa que o evento teve. Eu realmente não fazia ideia que a repercussão seria essa e recebi muita mensagem legal sobre o evento.

Mas gostaria de esclarecer alguns questionamentos e dúvidas que surgiram.

 

Sobre a Ideia do Projeto

Eu expliquei como surgiu a ideia de realizar este evento por aqui na outra postagem, mas o que eu fiquei sabendo depois é que já tentaram fazer algo semelhante, era um projeto que se chamava Papeando, organizado pela psicóloga Angelita Scardua.

Até onde fiquei sabendo, a Angelita teve a iniciativa de realizar encontros no próprio consultório. Então percebam que essa ideia já vem sendo trabalhada há algum tempo. A vontade de dialogar já existe há algum tempo! O “Papeando” acabou há 7 anos, mas aparentemente a ideia original pode estar contida aqui.

Espero que este encontro que se aproxima possa mostrar que essa vontade ainda existe!

 

Sobre Inscrições e Aumento da Quantidade de Vagas

Recebi várias mensagens de turmas inteiras querendo participar do evento e…. Eu não consegui atender à todos. Como disse, fui pego de surpresa com esse interesse. Eu sabia que existia a vontade de dialogar, mas não sabia que essa vontade estava desse jeito. Principalmente entre os estudantes (muita esperança ao perceber isso)!

As vagas de estudantes acabaram e eu abri mais vagas para estudantes. Acabaram novamente e eu abri mais vagas. Mas não posso aumentar indefinidamente. Estou aguardando algumas confirmações para ver se vou abrir mais umas 5 vagas.

“Diego, sua anta bípede! Aumenta e ganha mais dinheiro, faz um eventão e pans e tal”. Poderia aumentar consideravelmente a quantidade de vagas e pegar um lugar maior, aumentando tudo e mais um pouco. Mas….

Eu estou prezando pela qualidade do evento em primeiro lugar e sei que se eu saltar de uma hora para a outra de 85 pessoas para 160, 170… Posso colocar a qualidade do evento a perder e isso não é algo que eu desejo. É o primeiro. TEM que ser bom para poder ocorrer novamente e o diálogo continuar. Dar “errado” por falta de organização minha não é uma opção.

Mas calma! Antes de me xingar porque você não conseguiu uma vaga…..

Novos Eventos e Escolha de Palestrantes

Este é o primeiro do que eu espero que seja uma série de encontros. O próximo ainda não tem data marcada, mas provavelmente será com outros palestrantes e outras abordagens.

Me questionaram sobre a escolha de participantes, abordagens, pediram para incluir outra abordagem… Eu também queria, gente. Eu queria ver mais um monte de abordagem conversando e poder aprender com elas, mas o tempo é limitado.

Sendo o tempo limitado, optei pelas pessoas que eu conhecia e tinha um acesso direto e que sei que são excelentes profissionais! Mas já estou me movimentando para que no próximo tenhamos outras abordagens, com outros temas e novas discussões. Já estou procurando profissionais da Psicologia Positiva, por exemplo, e vocês me ajudariam muito falando quais outras abordagens vocês gostariam de ver conversando (eu conheço pouquíssimo de outras abordagens, então toda sugestão é bem vinda).

Se você não conseguiu vaga para esse, não tem problema. O próximo vai chegar e aí sim teremos as modificações do que tiver que ser mudado e este sim com mais vagas. Se inscreva na lista de e-mails abaixo que você receberá a divulgação do próximo evento com 1 dia de antecedência.



Sobre Instituições e Agradecimento

Algumas pessoas falaram sobre Instituições de Ensino que poderiam receber o evento, etc e tal… A ideia é válida e ainda não está totalmente descartada, mas algo que prezo MUITO é a minha liberdade criativa, financeira, expressiva e tudo o mais.

Quero ter a liberdade de alterar formato, linguagem e tudo que precisar ser mudado para que o evento esteja sempre melhorando e não ter que ficar me preocupando com outra coisa que não seja a organização do evento. Parcerias serão procuradas e sempre serão bem vindas! Mas não pensei nisso de início porque nem sabia que isso teria todo esse interesse.

Agradeço de coração a cada um que entrou em contato e também o quanto vocês foram compreensivos com esta situação. Se soubesse que esta seria a repercussão, já teria marcado o evento para o próximo mês e outro em Maio. Mas como dizem: calma, é aos poucos que a vida vai dando certo.

Tenho certeza que este será o primeiro de muitos e que no próximo conseguirei ter vaga para todos que me procuraram. Mais uma vez: muito obrigado!

Dialogo